sexta-feira, 12 de março de 2010

Higiene Mental

Ao título, muitos chamarão fascista. Não recuo. A palavra é exatamente essa: HIGIENE. Uma necessidade essencial para a vida humana.

Porém, quero deixar logo, bem claro, meu repúdio por verdades absolutas. Este veículo é de caráter pessoal; aliás, todas as palavras ditas, pensadas ou escritas tem propósitos pessoais. Até a unanimidade trata-se de um conjunto de opiniões particulares. Portanto, deve-se respeitar as unanimidades, as minorias, as maiorias, e os empates. Independentemente se são ignorantes ou não, pois se são é você que está dizendo, é a sua opinião.

A intenção aqui sempre será o diálogo - simples e de qualidade, acessível e libertário. Eis o motivo de um Blog tão tardio quando até o Twitter já está dando no saco.

A crítica literária, os comentários com o desconhecido no museu ou a conversa no bar sobre música são artes antigas e muito prazerosas. Hoje, época de raros apreciadores temos os "sinceros" (Aqui faz-se a primeira higienização referindo-se àqueles que sabem diferir Clarice Lispector, Chico Buarque e Frida Kahlo à Paulo Coelho, Mallu Magalhães e o cara que pintou - ou tentou pintar - o Tom & Jerry na bomboniere da sua rua) citando grandes artistas sem a sua devida essência. Afirmo, pois já reduzí muitas obras a meras palavras chulas e já também presenciei várias pessoas que não podem trocar a falta de vocabulário e dialética pela desculpa da exaltação do espírito poético.

Aqui abre-se mais uma porta em tempos de corredores escuros, estreitos e silenciosos. Alarguemos esta e abramos outras a pontapés; versos-machados buscando luz a golpes furiosos e palavras doces perfurando frestas como a brisa. Limpemos toda a bagunça dos quartos, pintemos de branco e azul todo o cinza. E se a luz nos cansar a vista iremos impor outra bagunça: aquela que as mães não entendem porquê em meio á tanta anarquia podemos encontrar o que realmente desejamos num piscar de olhos.

Escove o cérebro!

2 comentários:

  1. Banana, é o João!!
    Logo de cara vi que era escrito seu, pois, sem vergonha de afirmar, acompanho seus passos, sei de suas motivações. Como também tu sabe dos meus; tu fala bastante e direto à minha pessoa em seu texto, e isto não é ruim, pois você é inteligente, e inevitável. Banana, não torço por ti, detesto o seu "eu", torço sim, apaixonadamente, pela sua inteligência, ela é o melhor de você. Tu tem leves anseios dialéticos no que escreve, espasmos, fala de "necessidade" quando fala de "higiene", sei como é, está incrustado em nós, meu irmão. Só acho, em humilde aconselhar, que num mundo onde as pessoas trocam "falta de vocabulário e dialética pela desculpa da exaltação do espírito poético", aliás, bela observação, eu e minha mãe ficamos "exaltados" no bom sentido, nesse mundo "facilitado", a ignorância meu caro, existe, e não é relativa como tu diz, não é "nós" que dizemos -não é de ignorância consentida que tu fala nesta?

    Perdão se sou ignorante, não tão simples como você, e inacessível. Um modo de sobreviver, a meu modo.

    E, por favor, não me mate de ciúmes e de inveja, também quero que tu seja meu seguidor no Blog veio, esqueceu? (risos)

    Comentarei todos os seus textos, e vê se aparece aqui em casa.

    ResponderExcluir
  2. Vou me ater a um curto comentário, quando passei os olhos no trecho que diz " converssa de bar sobre música é uma arte..." lembrei que te conheci asim, falando de som, no Lobos...esta é uma arte que tenho saudade de compartilhar, mais a vida parece que é mais feita de desencontros do que uma constante...

    ResponderExcluir